4 de agosto, 216º dia do ano (217º em anos bissextos), faltam 149 dias para terminar o ano. Data tradicionalmente citada como o dia em que Dom Pérignon – vulgo bebum, rs – inventou o champanhe. Salve, salve Wikipédia!
Hoje é:
- Dia dos Padres.
Eu como uma boa coroinha, quase expulsa do grupo por causa do limite de idade, não poderia deixar de citar este dia, rs.
Quero falar um pouco sobre causas ambientais.
Farei por partes e peço encarecidamente, aos que tiverem saco e/ou interesse pelo assunto, que dêem uma lida, mesmo que incompleta nas informações abaixo.
Fauna:
Embora estejam acontecendo vários empreendimentos por parte de empresas, novas leis tenham sido sancionadas, acordos internacionais estejam em vigor, a realidade apontada pelas pesquisas mostra que os problemas ambientais ainda são enormes e estão longe de serem solucionados. Algumas espécies da fauna brasileira, uma das mais ricas do mundo, se encontram extintas e muitas outras correm o risco. As principais causas da extinção das espécies faunísticas são a destruição de habitats, a caça/pesca predatórias, a introdução de espécies estranhas a um determinado ambiente e a poluição.
Flora:
Nossa flora também sofre com a intensa atividade que o homem exerce sobre a natureza, desde o início dos tempos. As florestas têm sido as mais atingidas; devido ao aumento demográfico elas vêm sendo derrubadas para acomodar as populações, ou para estabelecer campos agricultáveis para alimentar as mesmas. Essa ocupação tem sido realizada sem um planejamento ambiental adequado causando alterações significativas nos ecossistemas do planeta. As queimadas, geralmente praticadas pelo homem, são atualmente um dos principais fatores que contribuem para a redução da floresta em todo o mundo, além de aumentar a concentração de dióxido de carbono na atmosfera, agravando o aquecimento do planeta.
Lixo:
Outro trágico fator ambiental é o lixo que em sua maioria ainda é lançado a céu aberto. No Brasil, cerca de 85% da população brasileira vive nas cidades. Com isso, o lixo se tornou um dos grandes problemas das metrópoles.
Fonte: Yahoo!
Além destes fatores apresentados, ainda existem muitos outros fatores que nos trazem grandes preocupações e só fazem aumentar ao longo do tempo.
Crianças morando nas ruas, pessoas como nós passando fome... Onde será que esse mundo vai parar, afinal? Será que ainda dá tempo de fazermos alguma coisa para ajudar? Tarefa árdua e difícil é fazer com que todos se conscientizem, mas se começarmos por nós mesmos, já será um grande início.
O vídeo que posto agora é de 1992. Severn Suzuki, da Organização das Crianças em Defesa do Meio Ambiente, durante a ECO 92 – Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. O que ela fez pode não ter sido lá grandes coisas, afinal, não apresentou soluções. Mas só pela coragem que esta menina teve na época de chegar a uma Conferência de tal porte, e dizer o que pensava, todos deviam seguir seu exemplo e começar a agir.
Aproveitem e comentem.
Eu já tinha visto esse vídeo... Mas infelizmente o mundo não mudou como ela queria. E provalvemente não vai mudar, o que nós tememos. D:
ResponderExcluirQuando o último rio secar, a ultima árvore for cortada e o último peixe pescado, o homem vai perceber que dinheiro não se come!
ResponderExcluir